A atitude é tudo

 

A atitude é tudo

 

 

Passou um ano e estou de volta. Novamente dentro do mesmo ambiente. Ambiente é energia, fé e razão de esquecimento. Tentei na eucaristia agradecer por tudo, mas na fé nada se impõe. Deus não se impõe. Nós queríamos que assim fosse: matar os que matam. Mas não, Ele sofre com os que sofrem. Passou apenas mais um ano. Meu tempo é matriarcal.

 

A passagem do tempo deixa-me marcado. Procuro a densidade porque a intensidade não me permite o pensar reflexivo. Meu crime putativo é brincar com o símbolo da vida moderna. Estou cadastrado. Nova aderência à intensidade. Não quero ser intenso. Apenas denso. Cada vez que me conquisto reconheço as minhas fragilidades de apaixonado.

 

Amar é difícil. Perdoar é um modo de sacrifício incruento. Viver é mais do que existir. Por isso não posso desperdiçar a Experiência. Tenho de representar mais vezes. Deixar de ser tão sincero. As pessoas não suportam a sinceridade nem a autenticidade. Por isso os meus pensamentos são falsos. Melhor são falsificáveis. Estou a especializar-me em inutilidades.

 

Dever-me-ia sentir mais pragmático e místico. Não olhar aos fins que requerem meios banais. Rezar, comer bem, dormir melhor. E ter tempo para usufruir a realidade. Degustar cada combate ao Pecado em nome da humanidade livre. Observar fora dos contextos. Não querer comungar com ninguém que esteja sóbrio e sisudo. Sussurrar e sorrir.

 

Sobretudo centralizar nas atitudes. Não perder tempo com quem: não gosta de crianças e velhos; insetos; livros e leituras; quem não aprecia boa música; boa gastronomia; quem não sabe o que é o ponto cego duma pintura; quem não sabe escutar até ao fim; quem não sabe usar as cores no vestir (eu ainda não sei…); quem sempre tem razão; com quem não sabe usar a humildade na dose certa; com quem não tem nada na cabeça (não digo coração). Enfim, meio conservador meio anárquico. A atitude é um estar a caminho. A atitude é tudo, quando não somos capazes de ser TUDO.

 

AUTOR: Pedro José, Chapadinha, 19-12-08;

1930 caracteres (com espaços incluídos).

 

 

Esta entrada foi publicada em Ensaio Biográfico. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

