igreja fora do caminho

 

 

igreja fora do caminho

 

(…por uma eclesiologia subversiva:

vamos pensar e agir juntos…)

 

“Malgré la merde, je croix”.

Maurice Béjart

 

 

[FACTO]:

‘Revisor’ de Documento de Aparecida é promovido

“O papa Bento XVI promoveu D. Andrés Stanovnik, até agora bispo de Reconquista, a arcebispo de Corrientes, na Argentina. Nascido em Buenos Aires e membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Stanovnik, de 59 anos, foi um dos responsáveis pela alteração, no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), do Documento de Aparecida, votado em 31 de maio pela 5ª Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. O texto foi modificado, com cortes e acréscimos, antes de ser entregue ao papa, no Vaticano, onze dias depois. A notícia é de José Maria Mayrink e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 28-09-2007.

Stanovnik, então secretário-geral do Celam, presidido pelo cardeal chileno Francisco Javier Errázuriz Ossa, foi eleito vice-presidente do organismo na Assembléia Ordinária realizada em Havana, na segunda semana de julho. Em resposta à revelação de que o texto de Aparecida havia sido adulterado, o novo arcebispo de Corrientes publicou em 27 de agosto uma nota oficial na qual reconheceu que o Celam fez uma revisão final da versão original. Segundo Stanovnik, “não houve alterações de conteúdo em nenhum dos parágrafos do Documento”

(FONTE:http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=9723, acesso: 28-09-2007).

[COMENTÁRIO]:

Hoje eu queria escrever sobre a minha experiência absurda de tentar abrir uma conta bancária on-line (das 3 vezes que fui ao banco – não posso dizer qual é, pois a anti-publicidade custa caro – ; estou na eminência de iniciar um romance pós-moderno, com a simpática agente bancária… – ninguém é de ferro !? – ou, então, pedir uma indemnização, 100,00 euros dia, por danos morais em relação à situação de stress, criada em período de férias…). Era sobre esta experiência bancária e sobre a nossa educação, em homenagem a Paulo Freire, que eu tinha decidido escrever. MAS… a notícia acima lida, conquistou a minha atenção.

Não há cristianismo sem vida comunitária. Isto é, agora e aqui, alargando o campo da reflexão para seguidamente o tornar mais concreto: A Igreja é o “já” e o “ainda não”, é assim: Primeiro – Quanto mais conheces a Igreja (instituição), mais queres ficar longe e fora dela. Segundo: É impossível dizeres que tens fé e permaneceres fora e longe da Igreja (berço do dom e exercício do carisma). Terceiro: Tu és Igreja. Caminho difícil de amar a Igreja, de morrer às suas portas, à sua sombra, mesmo na condição de proscrito, renegado ou fracassado. Não há cristianismo (entenda-se, concretamente, Igreja) sem vida comunitária.

Esta noticia-facto não me surpreende. Quem presta «bons serviços» à Instituição receberá a seu tempo os benefícios merecidos nesta vida e na outra vida, a Condenação Eterna (isto é, um juízo temerário, fazer o que…). Não me posso exaltar mais, pela prescrição clínica do meu médico, doutor em naturopatia; estou a ingerir diaramente um suplemento alimentar de ALCACHOFRAS BIOLÓGICAS, é um corrector para as descargas da minha bílis. E o leitor por este texto já reconhecerá que eu estou medicado contra os excessos da nossa Igreja-Instituição. Resta-me desejar, presentemente, que os meus 6 anos de serviço à Igreja em Missão, sejam recompensados (estou com uma intuição negativa…), com Equidade e Caridade, semelhantes!!!

Obrigado pela paciência. Vão desculpando! Stou de férias, mas VIVO!

 

Pedro José, Borralha – Portugal, 28 Setembro de 2007.

Caracteres (c/espaços): 3520

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Libertar a Teologia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

