estou que estou: o ser padre

 

estou que estou: o ser padre

 

o padre é um fazedor de opinião…

 

Li num texto oficial da CNBB… o padre deve deixar-se “seduzir pelo fascínio de gerar comunidades”. O padre é um “especialista no relacionamento… um operário da reconciliação… deve ser o vértice do diálogo entre o mundo e o mistério santo”. Tudo isto eu já fiz. Tenho com essa postura uma sintonia quase completa… MAS hoje, após a procissão de 15 de Setembro, da Senhora das DORES – há 6 anos fiz exactamente a mesma coisa, mas eu era outro -, entrei em «Burnout» (do inglês “combustão completa”). Era impossível pensar… e não é a primeira vez!

Hoje se quer um “padre-artista”, gostava de o ser… mas não SOU. Ainda não consegui aprender a tocar violão; por isso doei o meu a quem é artista de verdade. Hoje se quer um “padre-empresário”, gostava de o ser… MAS de empreendedor sou um teórico, falta-me a prática… leio gestão/administração e ninguém quer vir junto comigo acabar com a eficácia e passar de vez à eficiência. Hoje se quer um “padre-agente social”, gostava de o ser… e nada contra… MAS o meu espírito burguês ganha da ousadia evangélica e o meu cepticismo paralisa a iniciativa.

«Não posso fazer outra coisa, faço isto», essa é a tentação dos medíocres. No fim, por entre o suor excessivo, correram no meu rosto três lágrimas tímidas. Porque é que o tempo não parou aí: intuição do instante. Um dia destes a sabedoria e o discernimento vieram visitar-me. Segredaram ao meu ouvido: a Vida é a qualidade da nossa postura; a nossa posição de fundo; um contraponto sem tempo; um beijo de almas; uma carícia de corpos abstinentes; amizades de ternura. A solidão é uma droga boa? O padre é um pastor-de-corpos perdidos no Encontro. Eu sou isso? “O mistério do sofrimento é a força da salvação”- disse o bispo, que joga xadrez sem regras. Não vou contar para ninguém. Deixo escrito aqui para que eu próprio não esqueça. Auto-engano ou questão de sobrevivência? Ambas.

 

o padre é um fazedor de sonhos…

 

Autor: Pedro José, Chapadinha, 15-09-2007.

Caracteres (espaço incluídos): 1932.

  

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Espiritualidade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s