Quem sou eu ?

 
 

 

Quem Sou Eu?

 

Dietrich Bonhoeffer (1906-1945)

 

Quem sou eu ? Seguidamente me dizem

que saio da minha cela

tão sereno, alegre e firme

qual dono de um castelo.

 

Quem sou eu? Seguidamente me dizem

que da maneira como falo aos guardas,

tão livremente, como amigo e com clareza

parece que esteja mandando.

 

Quem sou eu ? Também me dizem

que suporto os dias do infortúnio

impassível, sorridente e com orgulho

como um que se acostumou a vencer.

 

Sou mesmo o que os outros dizem de mim?

Ou apenas sou o que sei de mim mesmo?

Inquieto, saudoso, doente,

como um passarinho na gaiola,

sempre lutando por ar, como se me sufocassem,

faminto de côres, de flôres, às vezes de pássaros,

Sedento por palavras boas, por proximidade humana,

tremendo de ira a respeito da arbitrariedade e ofensa mesquinha,

nervoso na espera das grandes coisas,

em angústia impotente pela sorte de amigos distantes,

cansado e vazio até para orar, para pensar, para produzir,

desanimado e pronto para me despedir de tudo?

 

Quem sou eu? Este ou aquele?

Sou hoje este e amanhã um outro?

Sou porventura tudo ao mesmo tempo?

Perante os homens um hipócrita ?

E um covarde, miserável diante de mim mesmo?

Ou será que aquilo que ainda em mim perdura,

seja como um exército em derradeira fuga,

à vista da vitória já ganha?

 

Quem sou eu?

A própria pergunta nesta solidão,

de mim parece pretender zombar.

Quem quer que sempre eu seja,

Tu me conheces, oh, meu Deus,

Sou Teu!

 

(Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) – na prisão 16/7/44)

Esta entrada foi publicada em Poesia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

